Procuro quem esteja disposto a pôr o eco que eu provoco no seu Coração acima das contas de cabeça e das equações do mundo.
Procuro quem não tenha medo de ter medo.
Procuro quem queira aprender comigo a linguagem profética: Sim, quando é Sim; Não, quando é Não... Procuro quem queira fazer da sua própria Vida a história desta profecia feita carne, um "Sim" em forma de gente, um "Não" que se veja.
Procuro quem tenha a ousadia de deixar a pele pelo caminho na busca de motivos eternos para viver os dias que aí vêm...
Procuro quem já tenha percebido que se vive apenas uma vez e que é costume perder-se tempo demais a calcular a vida como se o correr dos dias não terminasse nunca e fosse possível andar para sempre a medir, a treinar, a experimentar, a adiar...
Procuro quem sorria com a ideia de vir a tornar-se um "Fora-da-Lei" diante de umas quantas que ainda circulam diante dos olhos e no íntimo do Coração das pessoas... Quem sorria com a ideia e ao mesmo tempo sinta um friozinho no estômago, porque se apercebe que eu falo mesmo a sério...
Procuro quem tenha a coragem de pôr de lado algumas regras de sensatez e mecanismos interiores de mediania com que se vai alapando às falsas seguranças de uns dias sempre "assim-assim" e uns projectos que nunca vão além dos limites da própria imaginação, das próprias capacidades e do próprio esforço...
Procuro loucos! Pronto, já disse o que estava a segurar há um bom bocado... Procuro loucos! Quem feche os olhos e se decida a confiar em mim. Esses...
Procuro gente que na juventude do seu Coração reencontre a rebeldia de não se deixar moldar ou domesticar por esquemas de carreirismo que os importantóides do mundo querem fazer crer que são fonte de felicidade ou realização pessoal...
Procuro aqueles que esteja dispostos a aprender comigo o que é o Reino de Deus, as tantas maneiras como ele está a acontecer nas tramas do mundo, e o que é o Anti-Reino, bem como as tantas maneiras que ele tem de se infiltrar nas relações entre as pessoas e no lugar íntimo em que elas sonham, de modo a controlá-las e menorizá-las...
Procuro quem assuma comigo a tarefa da Consolação e da Libertação, quem queira ajudar pessoas a serem Felizes, comportando-se como leva consigo uma Boa Notícia que diz respeito a muita gente, a toda a gente e, de maneira especial, diz respeito àqueles que quase nunca têm boas notícias...
Procuro quem já tenha percebido que não é possível ser Feliz portando-se bem o tempo todo! É preciso ousar, inventar, saltar e cair...
Procuro quem goste de mim de tal modo que comece a tornar-se parecido comigo, a apanhar-me o jeito de olhar e dizer as coisas, como que o "sotaque da Vida"... Sim, que os gestos e as atitudes também têm um "sotaque", não apenas as palavras...
Procuro quem já tenha metido a cabeça alguma vez do lado de dentro da Vida e tenha espreitado onde fica o lugar das coisas eternas... quem goste de beleza, de arte, da poesia da natureza e da musica do tempo que passa... Procuro gente com o Coração no sítio certo!
Procuro gente que goste de crianças, que goste de festa, que goste de comer e beber, que seja simples e verdadeiro de modo a criar em torno de si um espaço de acolhimento para aqueles que sofrem ou choram em silêncio, para os marginalizados ou encurvados sob o peso do preconceito, do juízo ou dos falhanços da sua história...
Procuro quem não queira ser importante para os importantes, mas importante para os amigos de Coração simples e sem grandes contas no banco.
Procuro quem queira viver e morrer na máxima fidelidade ao Projecto Salvador de Deus que coincide com o Ser Humano livre, realizado, de pé, curado do pecado e renascido.
Procuro quem queira, comigo, arriscar-se a pagar o preço desta fidelidade fora dos muros "santos" de todas as Jerusaléns que em nome de Deus condenam os profetas de todos os tempos, porque é fora dos muros "santos" que estão aqueles que se sentem expulsos pelas normas e comportamentos das "santidades" que lá habitam e legislam em nome de um "deus" qualquer que, de tão parecido com eles, se percebe logo que não tem tamanho de Deus!
Procuro quem ainda não tenha deixado de procurar-se a si próprio, inteiro, novo, como um projecto pessoal de possibilidades infinitas... possibilidades infinitas...
Procuro quem, apesar de sentir que ainda não tem cabedal para isto tudo, se decida a confiar em mim e a arriscar mesmo assim. Simplesmente porque sou EU que o digo...
Jesus filho de José, de Nazaré
Todas as formas de Espiritualidade são uma espécie de pôr a Vida a Caminho. A Espiritualidade Redentorista não escapa a isto... e nós, Jovens Redentoristas, entendêmo-la como pôr-se a Caminho atrás de um tal Jesus de Nazaré por veredas em que a Esperança se faz Boa Notícia e a Vida se faz Missão. É isto que queremos ensinar aos pés no próximo dia 4: caminhar atrás de Jesus e fazer-se companheiro de muitos Irmãos.
Inscreve-te até ao dia 28 de Abril!
Deus-Família,
Oferecemos-Te estas fotografias que representam a nossa disponibilidade para dar um salto importante na relação que temos contigo. Para nós, este salto é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade que queremos assumir.
... É a certeza de que a vida só como? tem sentido.
Desde o Princípio que nos crias seres livres, com oportunidade de fazermos escolhas que definem os nossos caminhos. Esta liberdade é um privilégio porque nos permite escolher o rumo que queremos seguir, mas é também uma responsabilidade, pois obriga-nos a assumir que aquilo que somos depende das nossas opções.
No início deste tempo especial, é bom ver que milhares de seres livres se sentem no Deserto, confrontados com a necessidade de fazerem uma ruptura clara entre o que querem e o que não querem ser. Agradeço-te, Abba, porque, estando e comunicando sempre connosco, não deixas que a decisão seja tomada por outros: quem define o nosso caminho somos nós.
O que muda a Ressurreição de Jesus nas nossas vidas?
Jesus,
Obrigado por podermos celebrar.
Obrigado por termos muitos amigos.
Obrigado por esta família.
Abba,
Obrigado por nos dares força para continuar a vir à catequese.
Obrigado pela vida.
Obrigado por teres colocado o nosso coração a jeito para Te acolher.
6.º Volume
(Está a ser uma semana em cheio, não? Os gritos de uns são a escuta de outros e quem escuta, enche-se. Hoje, lançamos um convite: parem, escutem e encham-se; encham-se até transbordar, ou seja, só terminem quando sentirem vontade de gritar bem alto a resposta à primeira "Pergunta que nos põe em causa". A caixa de comentários está pronta, por isso, podem começar!)
Que te sussurrou Ele hoje?
Foi-me pedido que vasculhasse nos meus arquivos um texto que tinha escrito pela altura em que dava os meus primeiros passos voluntários e convictos. Lembrava-me perfeitamente do local onde o tinha escrito e do gozo que me tinha dado escrevê-lo, mas já não me lembrava exactamente do que tinha escrito nem de onde o tinha guardado. Lá o encontrei e fica agora aqui partilhado:
"Um sorriso abundante que invade as nossas veias e artérias,
Um sorriso forte que impulsiona os nossos actos,
Um sorriso delicado que se estende nos nossos lábios,
Um sorriso brilhante que ilumina os nossos passos,
Um sorriso carinhoso que nos faz abraçar a vida,
Um sorriso belo, lindo, grande, grandioso, enorme, gigantescamente perfeito e pleno, que nos faz sorrir-Te para os outros!
És assim meu Pai… Abundante, forte, delicado, brilhante, carinhoso, belo, lindo, grande, grandioso, enorme, gigantescamente perfeito e pleno!
E hoje dou-Te graças por isso… Por seres assim e com isso me revelares o caminho, aquele que devo e desejo percorrer porque provoca em mim um enorme prazer! Mas tudo isto não faria sentido se não me ensinasses que devo percorrer este mesmo caminho, não com a pressa de chegar ao fim, pois ele não tem fim, mas antes com a ânsia de saborear cada momento dele, como especial que é!
Obrigado… Belo, lindo, grande, grandioso, enorme, gigantescamente perfeito e pleno… Pai!"
Mira 2005
No último fim-de-semana, descobri um Deus que não quer templos para viver. Não gosta de ficar fechado numa casa construída pelas nossas mãos, preferindo caminhar connosco, de mochila e tenda às costas para se fazer sempre presente. Assm, "The Backpacker" tornou-se na sua nova alcunha. :-)
Desenho de Alexandre Caramez
Abba,
Obrigado por não quereres ficar arrumado num cantinho reservado aos deuses, preferindo agarrar na tenda e na mochila e caminhar comigo. Agradeço-te, também, porque hoje despertei para isto: para caminhar na direcção do ponto de chegada, tenho de fazer memorial constante de quem sou, da minha História, das minhas origens como Cristão - aquele que é de Jesus -, mas também das minhas origens pessoais.
Obrigado, meu verdadeiro Pai, por estares sempre de mão estendida, seja para apontar e denunciar as minhas infidelidades, seja para me agarrares pela mão e seguirmos caminhando lado a lado.
Abba,
Transforma as minhas metas e alarga os meus horizontes para que eu consiga, com a minha Vida, provocar espanto. Faz-me experimentar profundamente a força e a lógica do teu Reino para que eu sinta as minhas próprias palavras a fugirem da minha razão quando tiver de me justificar. Agarra-me, Abba, agarra-me com a Tua força e lembra-me de quem sou e qual é a minha História, sempre que eu tentar ser apenas morno para não inquietar ninguém…
Quero ser um Homem Novo.
Abba,
Através do teu Filho Jesus inauguraste uma nova Lei que, ao contrário das outras, não regula, não restringe, não condiciona, não oprime nem mata. Esta nova Lei não está preocupada com a justiça humana que separa e castiga, mas representa a Tua verdadeira Justiça. Tem, por isso mesmo, uma força muito maior: a força do Teu perdão que é convite a transformarmos a nossa vida, que nos liberta e nos deixa mais unidos.
Obrigado, Abba, porque hoje sentimo-nos verdadeiramente felizes por celebrarmos o Teu perdão que tem um forte odor a liberdade.
Depois da audição e da visão, estivemos a descobrir um pouco mais do Rosto de Jesus: o tacto.
Como era o toque de Jesus?
Com a audição e a visão, Jesus conseguia estar muito atento às pessoas e perceber as suas preocupações e necessidades. Com o tacto, Jesus tocava as pessoas no seu coração, ou seja, na sua intimidade, no ponto mais íntimo de cada um, pois era a partir daí que Ele as podia transformar.
Mas quem deu toda essa força a Jesus? Quem o tocou?
Jesus deixou-se tocar plenamente por Deus, descobrindo n’Ele o Amor incondicional de um Pai. Esse toque impulsionou Jesus a gastar toda a sua Vida para fazer o mesmo: tocar as pessoas, revelando-lhes o Amor de um Deus que era Pai de todos.
E hoje, como é que somos tocados por Jesus?
Tal como aconteceu com Jesus quando se deixou tocar por Deus, muitas pessoas que foram tocadas por Jesus se sentiram impulsionadas a gastar a sua Vida por Ele e seguiram-no. Esta dinâmica continuou com as primeiras comunidades e permaneceu suficientemente forte até hoje, porque também nós já fomos tocados intimamente por Jesus, através dos nossos pais, filhos, amigos, etc.
Então e nós? A nossa Vida tem servido para dar continuidade a esta dinâmica? No nosso dia-a-dia temos tocado alguém? Quem nos rodeia reconhece-nos como seguidores deste Jesus?
Se estivermos atentos às pessoas que nos rodeiam na escola, no local de trabalho, no supermercado, etc., iremos encontrar muitas oportunidades para viver um pouco mais ao jeito de Jesus e conseguiremos dar força à dinâmica do toque íntimo. Se o fizermos, deixaremos uma marca na vida dos outros - uma marca de um Amor optimista que transforma e dá uma nova cor à vida.
Este é o convite que te fazemos: alimenta esta dinâmica. Deixa-te tocar e toca quem te rodeia. Não é um convite a seres perfeito, mas a fazeres um pouco mais. E sempre que não souberes qual é a melhor forma de o fazer, pergunta-te: Hoje, se estivesse aqui na minha situação, o que é que Jesus faria?
De certeza que encontrarás a melhor forma de dar uma nova cor à tua Vida!
Abba,
Arromba as janelas e as portas do meu coração sempre que eu insistir em fechá-las. Transforma a minha casa e inquieta o mais íntimo de mim para que Te saiba procurar em cada experiência. Mantém-me em desassossego para que Te procure sempre. Cada vez mais.
"Experience is the name everyone gives to their mistakes."
Oscar Wilde
"Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The trouble-makers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They're not fond of rules, and they have no respect for the status-quo. You can quote them, disagree with them, glorify, or vilify them. But the only thing you can't do is ignore them. Because they change things. They push the human race forward. And while some may see theme as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do."
Um anúncio antigo que já conheço há alguns anos mas que se faz sempre actual. Sublime.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)