Iniciamos hoje um novo cantinho no nosso blog... todas as sextas-feiras, ao final da tarde, propomos que pares, leias e medites as palavras de Santo Afonso (ou de alguns dos seus amigos!) e, no silêncio do teu coração, faças oração. Se quiseres partilhar com a comunidade podes fazé-lo, nos comentários ou no FB.
É mais uma oportunidade que temos de estar em sintonia com todos aqueles que ao domingo se reunem na NOSSA igreja.
E para começar, um excerto do livro A prática de Amar Jesus Cristo, escrito em 1768, por Afonso Maria de Ligório...
"Não merece Deus, porventura, todo o nosso amor? Ele nos amou desde toda a eternidade. «E com amor eterno te amei» (Jer 31, 3).
Homem, diz o Senhor, olha que fui eu o primeiro a amar-te. Tu não existias ainda no mundo, nem o mundo tampouco existia, e já eu te amava. Amo-te desde que sou Deus. Desde que me amei, amei-te também a ti.
Vendo Deus que os homens se deixam levar dos benefícios, quis por meio dos seus dons cativá-los ao seu amor. Por isso disse: «Eu os atrairei com os laços próprios dos homens; com as prisões da caridade» (Os 11, 4). Quero atrair os homens a amar-me com aqueles laços com que eles se deixam prender, isto é, com os laços do amor.
Tais precisamente têm sido todos os dons feitos por Deus ao homem. Depois de tê-lo dotado de alma com as potencia feitas à sua imagem, memória, entendimento e vontade; e de corpo com os seus sentidos, criou para ele o céu e a terra e tantas outras coisas, todas por amor do homem: os céus, as estrelas, os planetas, os mares, os rios, as fontes, as montanhas, as planícies, os metais, os frutos e tantas espécies de animais, a fim de que sirvam o homem, e o homem o ame a Ele em agradecimento de tantos dons."
Jesus, hoje disseste-nos que nem só de pão vive o homem… que é a mesma coisa que dizer que nem só a comida, a roupa, o computador, o telemovel, o carro ou o dinheiro faz o homem feliz e realizado… que nesta quaresma consigamos colocar de lado todas as coisinhas materiais que nos afastam de ti e dediquemos mais tempo à escuta da tua palavra e ao encontro com os outros. Oremos irmãos!
Jesus, hoje disseste-nos que só a Deus devemos adorar… que é como quem diz, que só o Amor deve ser o nosso mestre… que nesta quaresma sejamos cristãos corajosos, capazes de nos comprometermos com gestos e obras de amor, em teu nome. Oremos irmãos!
Jesus, hoje mostraste-nos que vencer as tentações do dia-a-dia é o primeiro passo para uma vida feliz e fecunda… que nesta quaresma cada um de nós identifique pelo menos uma coisa em si próprio que não seja bem ao teu jeito… e tente faze-la de maneira diferente. Oremos irmãos!
Jesus, hoje também te pedimos pelo Papa Bento, homem sábio, homem de Deus. Que o espirito santo que te acompanhou nos teus momentos de maior provação anime o coração do Papa e o ajude a manter-se fiel e feliz. Oremos irmãos!
(8º volume)
...OU A FESTA DOS CORAÇÕES FELIZES...
Felizes os pobres em espírito??
Sim! Felizes aqueles que têm o coração livre diante de tudo e são disponíveis para com todos!
Felizes os que choram??
Sim! Felizes aqueles que experimentam a compaixão como comunhão interior com aqueles que sofrem e são presença consoladora no mundo!
Felizes os mansos??
Sim! Felizes aqueles que têm um coração despossuído e livre de desejos de dominar ou mandar nos outros!
Felizes os que têm fome e sede de justiça??
Sim! Felizes aqueles que não aceitam ser felizes sozinhos e assumem a causa da justiça universal como uma luta não-violenta contra os motivos e os autores da desigualdade entre os Homens!
Felizes os misericordiosos??
Sim! Felizes aqueles que se entregam a casos e causas que lhes fazem revolver as entranhas e correm ao encontro dos mais necessitados com um abraço consolador e libertador!
Felizes os puros de coração??
Sim! Felizes aqueles que construem um coração puro e uma mente limpa e não se tornam escravos de leis e regras que moldam o comportamento mas não os tornam mais pessoa!
Felizes os pacificadores??
Sim! Felizes aqueles que construem a paz de Cristo, aquela que assenta na certeza de que deixa de ser um problema sermos diferentes quando aprendemos a tratar-nos e amar-nos como iguais!
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça??
Sim!Felizes aqueles que sofrendo pelas causas certas e por isso são perseguidos pelos injustos!
Felizes sereis se vos comprometerdes com a construção do Reino de Deus, este mundo inaugurado por Jesus pela dinâmica do Espírito Santo e confiado aos seus discípulos na sua Ressurreição!
O 7º volume convida todos a meditarem com coragem nesta "carta magna" do mundo ao contrário!
Quem são os LEPROSOS dos nossos dias?
Quem são aqueles a quem as leis dos homens continuam a impor limites de partilha?
A primeira vez que o vi, eu devia ter uns 14anos, daqueles 14anos cheios de sonhos e muitas certezas! Estavamos em Castelo Branco e ele falava para uma pequena multidão de adolescentes e jovens também eles sonhadores e cheios de confiança. Eu estava quase no fundo da sala, mas conseguia ver bem o seu sorriso, o brilho do seu olhar e a certeza com que ele anunciava! Fiquei impressionada!
Falava da vida e da morte, da terra e do céu, do homem-velho e do homem-novo... Foi a primeira vez que o ouvi dizer que o ser humano é como um pintaínho dentro do ovo, a nossa pessoalidade "dentro" deste corpo perecível mas possibilitador de relações e, através delas, do nosso crescimento... pessoalidade que um dia quebrará para sempre as leis da química e da física, do tempo e do espaço, e entrará com Jesus de Nazaré na "Festa da Vida Eterna, onde não há mais tristeza, nem luto, nem lágrimas, onde todos dançarão o ritmo do AMOR da maneira que treinaram aqui na terra." Fiquei impressionada!
"Que maneira bonita de falar das coisas de Deus", pensava eu. As suas palavras não mais saíram da minha cabeça e procurei de várias maneiras entrar em contacto com ele (nesse tempo nem telemóvel havia!!). E foi pouco tempo depois que ele veio para a "minha" comunidade! Uma dádiva, um dom, uma graça! Tanta coisa bonita que ele possibilitou em mim e na nossa comunidade!! Muitas vezes mais o ouvi falar do Pintaínho, da Festa Eterna, da densidade das relações, da "teia espiritual"... e muitas mais vezes o ouvi dizer que Deus gostava muito de mim...
Fomos partilhando a vida, as vitórias, as dores, as dúvidas, as certezas, as decisões. "Que maneira BONITA e VERDADEIRA de VIVER com Deus!"... e fiquei impressionada!
A última vez que falei com ele foi há umas semanas atrás, num momento de crise, de dor física e sofrimento. Choramos juntos. Falou-me de novo na Festa de Reino de Deus, no grande abraço que iría dar ao Pai e do imenso Amor que Ele tem por mim. No fim, sorrimos os dois, na Fé e no Amor que sempre nos uniu.
Hoje o Pe. Santos, quebrou finalmente a casca que o prendia ao mundo e entrou na Festa da Vida Eterna! Tenho a certeza que é um dos melhores "dançarinos da Capoeira"!!!
Obrigado Senhor Deus, pelo privilégio de ter feito parte da vida de um homem tão à Tua Imagem!
RuteS;
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)