Eucaristia
Foi sobre ISTO que me pediram para falar com os meninos do 3º ano, no dia 12 de outubro. E o meu coração disparou logo uma palavra à minha cabeça: Festa!
Não consigo pensar ou experimentar a Eucaristia sem pensar na Festa que reúne os amigos de Jesus.
Mas é difícil falar sobre esta Festa sem perceber em que medida e como é que os meninos a experimentam.
E foi isso que tentei perceber com o grupo. Perceber o que achavam que era a Eucaristia. Como participavam. O que gostavam mais e o que gostavam menos.
E quando nos pomos a caminhar pelo desconhecido, o resultado é sempre maior do que aquilo que podíamos imaginar. Nenhuma preparação que eu tivesse feito me levaria a chegar à conclusão que chegamos todos: nas festas, como na Festa, gostamos mais daquilo que nos une (dar as mãos, rezar o Pai Nosso, o abraço da paz cantar) e gostamos menos do que nos separa (é muito tempo e acabamos por nos distrair, levantamo-nos e sentamo-nos muitas vezes, às vezes não percebemos o que é dito).
E aí, percebi que nada melhor do que a experiência para percebermos o que é a Eucaristia enquanto Festa. Então, à pergunta “Qual é a vossa festa preferida que celebram todos os anos?”, a resposta foi unânime: o nosso aniversário. E foi a partir daí que começamos a descobrir os pontos comuns nas festas de aniversário e na Festa da Eucaristia.
A pessoa pela qual todos se reúnem:
Aniversário- aniversariante
Eucaristia- Jesus
O convite:
Aniversário- feito pelo aniversariante e família
Eucaristia- feito por Jesus e pela Comunidade
O gesto principal:
Aniversário- partir do bolo
Eucaristia: partilha do pão e do vinho
Música principal e que todos sabem:
Aniversário: os “Parabéns”
Eucaristia: o “Pai Nosso”
E confesso que quando preparei esta parte da catequese, quando pensei no que substituía a música dos parabéns não me foi imediata a oração do Pai Nosso. Foram os meninos que, como se fosse a coisa mais óbvia do mundo, partilharam isso. E, verdade verdadinha, não admira que que o Pai Nosso seja uma das partes que eles mais gostam na Festa, pois, como a música dos Parabéns, já desde pequeninos que, mesmo não sabendo a letra, se vão deixando embalar e trauteando algumas partes. É aquela parte que nós sabemos que sempre vai chegar e que vamos poder participar, porque não se deixa de rezar o Pai Nosso (de cantar os parabéns), nem se vai mudar a letra.
É um imenso privilégio e uma responsabilidade muito grande isto de irmos descobrindo a Eucaristia como uma Festa Verdadeira. Onde todos os nossos gestos, as nossas expressões e até os nossos silêncios devem ter a pinta de Jesus, a pinta da ALEGRIA de pertencer à Festa do REINO!
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)