A Festa do Envio é já no próximo Domingo, dia 20 de Maio, na eucaristia das 10h.
Em nome do 10.º volume, aqui fica o convite e a reflexão sobre a importância dessa celebração.
Celebrar a Festa do Envio com a Comunidade
Após anos de caminhada em que a Comunidade foi suporte de todos e de cada um dos elementos do grupo, é tempo de compromisso com Deus.
Na Sé, a 27 deste mês, é dia de Confirmação, de celebrar como sacramento que a escolha dos pais de cada um, no baptismo, é motivo de alegria. É tempo de assinar por baixo o compromisso que os pais fizeram no baptismo.
A Comunidade não podia ficar de fora desta celebração. Se nem todos poderão estar na Sé, então, é necessário um momento em que juntos possamos todos celebrar. Além disso, nenhum compromisso com Deus fica completo sem compromisso com a Comunidade.
Já diz a Primeira Carta de João: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (1 Jo 4, 20).
Por isso, a Festa do Envio é sinal de toda a caminhada feita e a Comunidade é convidada a participar na preparação e na celebração, sendo representada por pais, por catequistas, por catecúmenos de outros grupos.
A Comunidade é chamada a participar através dos dons trazidos ao altar, entrega não apenas simbólica, mas destinada a uma feira solidária. Cada membro do grupo emprestou as suas mãos ao Reino que Jesus anunciou e constrói connosco. Além disso, despertou noutros a vontade de também contribuírem. É que o Envio tem essas duas dimensões: enviados a fazer e enviados a chamar outros a juntarem-se à construção em marcha do Sonho de Deus.
Mais ainda, a Comunidade rejubila com a presença de Deus que foi intuindo todos estes anos neste grupo. Rejubila e dá graças.
O grupo compromete-se com a Comunidade a ser fiel à Fé que ela lhe testemunhou. Um testemunho que foi convite à descoberta, chamada a abrir as portas do coração, desafio a seguir Jesus, escutando-O e anunciando a Sua Boa Nova, ensinamento de confiança, alerta contra tantas imagens deformadas de Deus que por aí há, encantamento com a Fidelidade de Deus, sorriso perante tantas dádivas que há na vida de cada um, questionamento sobre o que é sermos cristãos. De tal modo que, agora, é tempo de Confirmar a Fé, com Esperança no Deus que é Amor e não é senão Amor.
A Comunidade compromete-se a não abandonar aqueles que ela mesma ajudou Deus a gerar na Fé.
É por isso que, enquanto são entregues os diplomas, contendo a acção de graças que a Comunidade inteira faz neste dia e a imagem que a todos lembra que não é tempo de ficar a olhar para o céu, mas de ir anunciar com palavras e com a vida, a Comunidade diz: "Nunca te esqueças que Deus te enviou."
Celebrar em dia de Ascensão
Que dia melhor para se celebrar a certeza de que Jesus envia os Seus discípulos?
Agora que Jesus está na glória do Pai, que os nossos olhos não O podem ver, como se houvesse uma nuvem entre nós e Ele, é a nós, como aos discípulos de todos os tempos, que é dito "Porque estais a olhar para o Céu?"
Somos nós que estamos agora de turno na missão que Jesus nos confiou de construirmos o Reino de Deus, com dinâmicas de partilha e de fraternidade.
Confiamos num Deus que está connosco, mas nunca em nosso lugar. Um Deus que que nos ama demasiado para nos abandonar, mas também nos ama demasiado para nos substituir com atestado de incapazes.
Por isso, é tempo de juntarmos o nosso clamor ao de Paulo, para que nos "conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O" conhecermos "plenamente e ilumine os olhos do" nosso " coração, para" compreendermos a esperança a que" fomos "chamados".
Compreendendo essa Esperança, estamos mais capazes de compreender a missão que Jesus nos dá: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura."
A Vinda do Espírito, a celebrar no dia da Confirmação, possibilitará essa missão.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)