A "definição" que mais gosto para Evangelizar é a seguinte: "Evangelizar é fazer o Evangelho acontecer".
"Descobri-a", há anos, aqui.
Isto de fazer o Evangelho acontecer tem muito que se lhe diga.
Como se ajuda Deus na tarefa da construção do Seu Reino?
Como se torna presente esse Reino, aquele que já está no meio de nós, mas precisa da nossa colaboração para se ir realizando?
A que caminhos nos chama a fidelidade ao Sonho de Deus?
Evangelizar passa, antes de mais, por deixarmos que Deus nos questione sempre, para nos conduzir para lá de nós mesmos. Não há Evangelização sem um longo caminho de discernimento.
O Anúncio explícito da Boa Notícia de um Deus que permanentemente se debruça sobre nós, nos conduz até Ele, nos sonha e faz sonhar é importante. Darmos as razões da nossa Esperança, é importante.
Só que ainda muito mais importante é sermos capazes de irmos realizando aquilo em que Esperamos, de irmos construindo o Mundo Novo em que acreditamos. Em suma, é fundamental que façamos o Evangelho, a Boa Notícia, acontecer.
Faz hoje quatro meses, numa loucura a quatro mãos, eu e a Carla Rocha começamos o Dividir para Multiplicar.
Através das pesquisas que para ele fomos fazendo, com vista a garantir, como sempre aconteceu até hoje, que tenha um post por dia, um pequeno gesto solidário em cada dia, fomos encontrando muitos exemplos de que o Reino de Deus está aqui mesmo ao lado.
Num mundo sedento de Boas Notícias, há homens, mulheres e crianças que todos os dias dão o seu melhor para que haja boas notícias a acontecerem. Ir descobrindo essas boas notícias tornadas possíveis por corações disponíveis incapazes de cruzarem os braços perante o irmão que sofre tem sido das coisas mais maravilhosas que me aconteceram na vida.
Evangelizar é conseguir ter olhos capazes de ver as boas notícias que vão acontecendo, é ter braços capazes de ajudar a realizá-las e é GRITAR BEM ALTO que o Mundo Novo já está inaugurado, ainda que continue na fase dos acabamentos.
Por isso, como tantas vezes tenho notado, Evangelizar não é coisa de cristãos ou não cristãos. Evangelizar é um chamamento universal a todos e a cada um nós, um chamamento universal a tornar a fraternidade ao jeito de Jesus (ainda que não lhe conheçamos o nome ou a história) a única notícia que vale a pena dar.
A todos os que me anunciaram isto ao longo da minha vida e, em particular, ao longo dos últimos quatro meses, o meu muito obrigada.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)