Hoje, reunimo-nos em Comunidade, para celebrar um "Caminho de (re)descoberta e envio".
Depois de, ao longo do ano, termos experimentado as dúvidas, o desânimo, a fuga dos primeiros discípulos e as nossas próprias dúvidas, o nosso próprio desânimo e as nossas fugas. Depois de termos experimentado Deus a congregar-nos, a reunir-nos, a fazer-nos irmãos de um número incontável de seres humanos. Depois de termos saboreado que tudo começou há quase 2000 anos, quando os discípulos, ainda profundamente marcados pelo desânimo da morte injusta e incompreensível do seu Mestre, se reuniram e começaram a experimentar que, afinal, a história ainda não estava terminada...
Depois de todas estas (re)descobertas que nos impelem para a frente, que nos animam, reforçam e enviam, quisemos fazer da Via Lucis um sinal de que continuamos sempre a caminho, à procura de novos traços do Rosto de Jesus Crucificado-Ressuscitado. Descobri-lo gera em nós a fonte da Gratidão, que nunca se fecha em si mesma, mas gera Enviados.
Esta tarde, fizemos este caminho com aqueles que puderam estar presentes. Agora, é tempo de o partilharmos com todos os que o queiram fazer.
Por isso, nos próximos dias, vamos partilhar uma Estação por dia. Assim, podemos saborear cada uma calma.
Hoje, só para começarmos, ficam os cânticos que nos acompanharam e uma pequena oração que fizemos para ir pondo o coração a jeito.
Como nota prática, queremos apenas avisar que, nos próximos dias, os textos bíblicos foram um bocadinho cortados, mas que a referência que aparece no cimo de cada estação remete para o texto completo dessa estação.
Bom Deus, sentimo-nos encantados por, quase 2000 anos depois, continuarmos a experimentar como novidade que Tu ressuscitaste Jesus.
Dizermos, proclamarmos, que o fizeste não pode deixar de nos fazer perguntarmo-nos se, muitas vezes, não dizemos cedo demais que é impossível, que não vale a pena, esquecendo-nos que a Palavra definitiva é Tua.
Proclamá-lo é também perguntarmo-nos se, muitas vezes, não nos esquecemos de qual foi o Programa concreto de Vida que Tu certificaste, qual foi a Vida que Tu carimbaste e assinaste por baixo, e qual é o jeito ao qual estamos chamados a viver.
Por isso, Bom Deus, hoje, Te pedimos que nos ajudes a fazer deste caminho sinal de um Caminho maior, que queremos trilhar em comunhão com Jesus Crucificado-Ressuscitado.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)