7ª Estação: 2.ª Queda
Pai...
O peso bruto da cruz é insuportável. Estou fraco, dorido e o apelo a ficar no chão é enorme. Só consigo imaginar neste momento o peso que sentem os Anawin, os encurvados, aqueles com quem me cruzei, com quem contactei, com quem me sentei à mesa. Os doentes, os mais fracos, os marginalizados, os pecadores... lembro-me como me segredavas que todos eles eram teus filhos bem-amados, que para eles só desejavas coisas boas. Desejavas aliviá-los desse fardo enorme, dessa cruz tão pesada que carregavam não um só dia, mas uma vida. Lembro-me de como juntos operamos milagres nos seus corações. Enchiam-se de Esperança, de Liberdade, de Força, de Ti. Neste momento sinto no meu coração arder a Tua chama imensa, a chama do Peso que tens na minha vida. Glorifico-Te Abba, glorifico-Te pois És o meu contrapeso, pois Tu és Amor que tudo suporta. És Amor, e como Amor não me podes tirar agora este peso de cima, mas dás-me a Força necessária para o suportar. Glória a Ti meu Pai! A caminho!
8ª Estação: Lágrimas
Pai,
Vejo lágrimas serem derramadas entre aqueles que escarnecem e mal dizem. Habituei-me a ver lágrimas de tristeza serem transformadas em lágrimas de alegria, corações sofredores em corações esperançosos, livres e apaixonados de cada vez que alguém sentia o Teu toque, a Tua Paternidade, o Teu conforto e não desistência. Obrigado por cada um desses momentos vivos e vivificantes. Obrigado pelo privilégio que me deste de ser o Teu escolhido, de contigo caminhar e viver uma Vida cheia de sentido, cheia de maravilhas, plena mas nunca finita.
As lágrimas que vejo no rosto daquele grupo de mulheres são ainda lágrimas de tristeza, lágrimas de morte. Choram perante este espectáculo horrível, choram por ele, pela repulsa que ele lhes dá. Abba, vou dizer-lhes que devem chorar antes por elas mesmas, pelos seus filhos, pelo seu povo... pois foi por eles e não por Ti que fui condenado. Foi por causa deles e não por Tua causa que elas agora choram. Como gostava que em todas elas se operasse também essa transformação das suas lágrimas, dos seus corações. Como gostava que aquelas lágrimas de morte se convertessem em lágrimas de vida, lágrimas que lhes renovassem a vida que as conduzissem a Ti como tantas lágrimas que me deste a felicidade de presenciar antes. Ajuda-me a tornar este desejo realidade mais uma vez Papá.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)