O despertador toca! e ainda que me custe abrir os olhos por causa do sono e do cansaço, na minha cabeça faz-se luz! É o tão aguardado dia do retiro...talvez o mais aguardado de todos os retiros que já tive até hoje. E enquanto tento despachar-me para não chegar atrasada, um formigueiro vai-se instalando na minha barriga e a ansiedade vai crescendo.
Quando ia no carro com a Luisinha e o Hugo em direcção a Mira, juntamente com eles, tive o primeio momento de reflexão após ouvirmos um texto do Rui Santiago " Parar para ver"
Foi interessante constatar que cada um de nós se sentiu especialmente tocado por um parágrafo em particular, e ainda que tenho saboreado cada palavra daquele texto, houve algo que me captou em especial a atenção: " (...) foi o meu irmão que me mostrou que é preciso parar para ver,para ser, para saborear (...)"
E foi assim que começou a minha partilha:
As últimas semanas têm sido bastante complicadas para mim. Ando envoltra numa nuvem de stress, da qual estou a ter dificuldade em sair. Tenho estado mais em baixo, porque o meu avô está bastante doente e apesar de saber do fundo do coração que sempre fui uma boa neta, dou por mim a procurar na memória momentos em que não o saboreei como gostaria, por me deixar levar pela agitação diária que me rodeia.
E quando ontem peguei no telefone, lhe liguei e ouvi a voz dele, já arastada, mas ainda assim repleta de ternura, senti-me preenchida, alegre, triste, senti saudade...
ALEGRE porque é uma das pessoas que mais amo neste mundo e que me ajudou a tonrar-me na pessoa que sou hoje.
TRISTE pela consciência de que quando tudo estava bem não saboreava o toque, o sorriso, a voz dele tanto como gostaria.
SAUDADE de pessoas que tive e que embora estejam sempre comigo no coração já não estão fisicamente ao meu lado.
Partilhar com a Luísa e o Hugo esta inquietação que tenho andado a viver foi como uma lufada de ar fresco que me disse que ESTE RETIRO ia ser realmente especial, ia a ajudar-me a encontrar novamente forças, permitir afastar-me da agitação que são os meus dias e PARAR: "Parar para ver, para ser, para saborear" todos os que me rodeiam.
Obrigada, a todos vocês que embarcaram comigo neste Retiro e me continuam a ajudar a remar, na minha caminhada, por serem este IRMÃO que me desperta para a realidade e me faz ver, sentir e viver, tudo o que realmente merece ser vivido.
Adoro-vos a todos.
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)