Depois da audição e da visão, estivemos a descobrir um pouco mais do Rosto de Jesus: o tacto.
Como era o toque de Jesus?
Com a audição e a visão, Jesus conseguia estar muito atento às pessoas e perceber as suas preocupações e necessidades. Com o tacto, Jesus tocava as pessoas no seu coração, ou seja, na sua intimidade, no ponto mais íntimo de cada um, pois era a partir daí que Ele as podia transformar.
Mas quem deu toda essa força a Jesus? Quem o tocou?
Jesus deixou-se tocar plenamente por Deus, descobrindo n’Ele o Amor incondicional de um Pai. Esse toque impulsionou Jesus a gastar toda a sua Vida para fazer o mesmo: tocar as pessoas, revelando-lhes o Amor de um Deus que era Pai de todos.
E hoje, como é que somos tocados por Jesus?
Tal como aconteceu com Jesus quando se deixou tocar por Deus, muitas pessoas que foram tocadas por Jesus se sentiram impulsionadas a gastar a sua Vida por Ele e seguiram-no. Esta dinâmica continuou com as primeiras comunidades e permaneceu suficientemente forte até hoje, porque também nós já fomos tocados intimamente por Jesus, através dos nossos pais, filhos, amigos, etc.
Então e nós? A nossa Vida tem servido para dar continuidade a esta dinâmica? No nosso dia-a-dia temos tocado alguém? Quem nos rodeia reconhece-nos como seguidores deste Jesus?
Se estivermos atentos às pessoas que nos rodeiam na escola, no local de trabalho, no supermercado, etc., iremos encontrar muitas oportunidades para viver um pouco mais ao jeito de Jesus e conseguiremos dar força à dinâmica do toque íntimo. Se o fizermos, deixaremos uma marca na vida dos outros - uma marca de um Amor optimista que transforma e dá uma nova cor à vida.
Este é o convite que te fazemos: alimenta esta dinâmica. Deixa-te tocar e toca quem te rodeia. Não é um convite a seres perfeito, mas a fazeres um pouco mais. E sempre que não souberes qual é a melhor forma de o fazer, pergunta-te: Hoje, se estivesse aqui na minha situação, o que é que Jesus faria?
De certeza que encontrarás a melhor forma de dar uma nova cor à tua Vida!
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)