Hoje, na catequese, em que estivemos com o segundo volume, começamos por ouvir uma história:
"Era uma vez um senhor chamado Zaqueu.
Era um senhor muito pequenino e rico.
Os vizinhos não gostavam de Zaqueu, porque ele era cobrador de impostos. Os cobradores de impostos eram muito malvistos, porque trabalhavam para os romanos, que tinham invadido a terra dos judeus e não os tratavam bem. Além disso, muitas vezes, os cobradores de impostos obrigavam as pessoas a pagar mais do que deviam, para ficarem com parte do dinheiro.
Zaqueu pensava se haveria alguém que pudesse gostar dele.
Um dia, ouviu dizer que Jesus ia passar pela sua terra. Como já tinha ouvido dizer muitas coisas boas sobre Jesus, resolveu ir vê-Lo. Só que ele era tão pequenino! Como ia fazer para ver Jesus?
Pensou, pensou e decidiu: ia subir a uma árvore para ver Jesus. Sabia que não era natural que Jesus o visse, mas, pelo menos, ele veria Jesus.
Subiu a uma figueira e lá ficou. Depois, teve uma grande surpresa. Jesus, quando ia a passar debaixo da árvore, parou e disse-lhe:
- Zaqueu, desce depressa. Hoje, tenho de ficar em tua casa.
Zaqueu desceu, muito, muito, muito contente e levou Jesus para sua casa.
Os vizinhos é que não gostaram nada! Então, Jesus ia ficar em casa de Zaqueu? De Zaqueu, que ajudava os romanos, ficando com o dinheiro que tanto custava a ganhar aos seus vizinhos? De Zaqueu, que, às vezes, todos acreditavam, ficava com umas moedinhas a mais, para encher o seu cofrezinho?
Depois de conversar com Jesus, de perceber o bom coração que Jesus tinha, de ficar encantado com uma vida de Paz que Jesus lhe dizia que podia ter, Zaqueu tomou uma decisão muito importante e disse a Jesus:
- Vou dar metade de tudo o que tenho aos pobres. Além disso, se fiquei com alguma moedinha que devia ser dos meus vizinhos, em vez de lhe dar apenas essa moedinha, vou dar-lhe quatro. Prometo que vou separar mesmo todas as moedinhas, por mais pequeninas que sejam. Afinal, lá por serem pequeninas não quer dizer que não contem. Eu também sou pequenino e Tu descobriste-me em cima da árvore.
Jesus ficou com um sorriso enorme e disse:
- Hoje, veio a salvação a esta casa, porque Zaqueu ficou a saber que tem quem o ame muito e que também está chamado a amar muito."
Depois, estivemos a fazer de Zaqueu e a separar as notas e moedinhas todas. Assim, percebemos que mesmo as mais pequeninas contam e que é importante partilharmos com os outros. Por isso, fomos levar aos outros grupos algumas moedinhas de chocolate. Pelo caminho, também encontramos quem partilhasse connosco umas bolas fatias de bolo.
A atividade das moedinhas serviu para falarmos de algo muito giro que vai acontecer no nosso ano, mas ainda não vos vamos contar já. Se, para a semana, passarem por cá, ficam a saber ;)
celebrar aqui... ao entardecer
quaresma 2014 - caminhada de oração
semanário do 1.º volume (2013/2014)