Sexta-feira, 24.10.14

Ser COMUNunidade é partilhar sorrisos, momentos, alegrias, desabafos, francesinhas, orações e muito mais! Parabéns Grita! Que grites por muitos anos, e bem alto, os vizinhos não se importam, até agradecem!



publicado por Ricardo Lima às 23:44 | link do post | comentar

Sábado, 25.01.14


Hoje cruzei-me com esta imagem e partilho convosco o que ela me fez pensar:

- Se fosse nos dias de hoje a missão de Jesus era mais complicada (então, ainda mais complicada se torna essa missão para os "Jesuses" de hoje).

- As pessoas de hoje não andam focadas no essencial! (será que nós próprios andamos focados no essencial?)


publicado por Ricardo Lima às 23:22 | link do post | comentar

Quarta-feira, 10.07.13

Às vezes estamos tão preocupados com o que não deveríamos estar..



publicado por Ricardo Lima às 00:24 | link do post | comentar

Domingo, 09.06.13

Hoje venho aproveitar este espaço, para partilhar uma história que me aconteceu!

 

No outro dia (ainda em épocas natalícias), havia uma promoção onde se comprava 3 pizzas, mas apenas se pagava 1. Juntei 6 amigos para um jantar de natal bem diferente, e como a promoção era tão generosa, mandamos vir 6 pizzas!

 

Quando terminamos de jantar, começamos a arrumar a sala, e reparamos que sobrado praticamente 2 pizzas inteiras. Já estávamos de casacos vestidos, prontos para rumar ao café mais próximo na baixa, quando olhei para as pizzas, e decidi que não poderiam ficar ali abandonadas em cima da mesa para acabarem no lixo! Desafiei os meus amigos a atrasarmos o café 10min, para procurarmos pelo caminho alguns sem-abrigo para lhes deixarmos as 2 pizzas que sobraram lá em casa! Não foi difícil convencer o meu grupo a fazermos essa peripécia! Até sugeriram levar umas garrafas de água. Assim sendo, seguimos viagem.

 

Passamos rapidamente de carro perto da rua da Alegria, onde normalmente costumam estar alguns, e as raparigas do nosso grupo estavam um pouco reticentes e decidiram ficar no carro, então fomos nós (os rapazes) levar a pizza a um sem-abrigo que tínhamos avistado de longe. Enquanto nos dirigíamos para ele, estava um conjunto de pessoas a fumar e a falar alto (provavelmente alunos de uma escola nocturna durante o intervalo), que nos lançaram uns olhares muito desconfiados! Mas sem nos preocuparmos com os seus pensamentos fomos até ao senhor que estava embrulhado em mantas e já a dormir, e estiquei-lhe a mão para o acordar e disse-lhe “Desculpe, nós fizemos um jantar e sobrou muita pizza, aqui tem! E trouxemos-lhe água também! Boa noite!” e já nos preparávamos para vir embora, de forma a que a pessoa não fosse ficar envergonhada, quando a sua cara espantada de de surpresa, se encheu com um brilho especial nos seus olhos azuis, e nos esticou a mão para agradecer! ESTE CUMPRIMENTO VALEU O DIA, QUEM SABE, A SEMANA! E sem pensar em mais nada, estiquei-lhe a mão por sentir que ele queria transmitir a gratidão naquele cumprimento!

 

Seguimos novamente para o carro, e paramos na Praça dos Aliados, onde normalmente costumam estar pessoas na mesma situação. Saímos novamente do carro, mas desta vez não vimos ninguém! Separamo-nos para procurar entre duas ou três ruas mas ninguém aparecia. Decidimos então levar a pizza que faltava para a zona do Piolho (o nosso destino), e em último caso, dar aos arrumadores de carros que normalmente

param por lá.

 

Assim que chegamos ao Piolho e estacionamos o carro, veio logo um senhor “ajudar” a estacionar o carro, saímos do carro e demos-lhe a pizza, ele rapidamente disse “Hey ca grande sorte! Oh António anda cá! Temos uma pizza” (talvez não fosse “António”, mas chamou pelo amigo), e quando o António chegou disse “Hey que altamente! Ainda por cima faço anos hoje!” e contentes por os ver felizes com a pizza, começamos a afastar-nos do carro quando o primeiro se vira para nós e diz “Oh amigo e uma moedinha não arranja?”.



publicado por Ricardo Lima às 19:03 | link do post | comentar

Domingo, 11.12.11
Cá está o sorriso de quem descobriu que existem dois Natais! O Natal das Prendas e o Natal do Nascimento de Jesus, onde não pedimos X-Box's nem brinquedos mas sim carinho e felicidade, onde também colocamos fitas nos pinheiros mas sabemos que temos de nos portar bem e ajudar a família para preparar o nosso coração para esta época especial, onde sabemos que todos gostam de receber prendas mas também tem um gosto especial dar presentes e arrancar sorrisos aos nossos Pais com estas estrelas que dizem que gostamos muito deles =)
Ainda é muito cedo para desejar um Feliz Natal antecipado, mas nunca é tarde para lembrar que neste Advento temos de ir preparando o coração, Feliz Nascimento! =)
(2º Volume em ação eheh)


publicado por Ricardo Lima às 13:46 | link do post | comentar | ver comentários (1)

Domingo, 02.10.11

Bom Deus, já tinha saudades tuas! Voltamos agora de um período de férias, e sinto que tirei férias de ti, peguei na toalha, nos chinelos de praia, fiz as malas e como nos esquecemos sempre de alguma coisa, desta vez tu ficaste esquecido na gaveta… Mas felizmente fizeste questão de me lembrar que estavas ali! Mais pessoas, mais desafios, mais sorrisos, tudo ao teu jeito a aparecer na minha vida para me lembrar que aquele Deus-Amor que eu tanto defendo e que está sempre presente!

Bom Deus, hoje dou-te graças por este novo ano, onde cada vez somos mais a caminhar!

Um ano que estará repleto de novos desafios, e também alguns repetidos, mas que as conquistas irão certamente ter novos sabores! Estou se calhar estou demasiado confiante que irei conseguir ultrapassar todas as barreiras, mas isto é por tua causa, foi assim que tu e a tua história me educaram! A não ter medo de cair e a saber levantar-me e a valorizar cada uma das etapas da minha vida!

E dou-te graças por um novo desafio que traz ainda mais desafios, porque cada vez é mais claro na minha vida que ser cristão é muito mais do que usar um crachá com esse nome, é demonstrar isso com os meus gestos e com as minhas atitudes! E pensar que quase me esquecia de tudo isto, nunca mais quero tirar férias de ti Bom Deus!

Obrigado pela tua persistência, por nunca desistires de nenhum dos trabalhadores da tua vinha e pelos frutos que graças a ti vê-mos crescer!



publicado por Ricardo Lima às 18:20 | link do post | comentar | ver comentários (2)

Segunda-feira, 16.05.11

 



Hoje temos que te dar graças por esta grupo que não quis ficar no conforto do sofá e acordou cedo aos Domingos, só para vir conhecer este amigo chamado Jesus.


Um Amigo com tantas histórias que não nos fica indiferente e nos transforma o coração.
E com um pai tão acolhedor que nos faz ousar chama-lo de nosso pai também. E da forma mais carinhosa possível... Não é ABBA?
Nunca pensei que todos os pormenores das tuas histórias fossem ser grande razão do crescimento deles... e foi tão fofinho ver eles sentirem tudo isto, todos os sorrisos, todas as suas partilhas...
E ainda quando se mostravam surpreendidos com as aventuras de Jesus, e ainda a curiosidade que mostram em querer saber mais de ti.


Como é bom emprestamos a boca por momentos e ser mediação de tudo isto, e ver que estes pequenos que já são um Grande Grupo não se contentam em ser cristãos ao Domingo e contam estas histórias também em casa, e na escola. E o melhor é quando chegam á nossa beira e nos dizem que durante a semana, antes de dormir, falavam contigo e te contavam segredos.
Um MUITO OBRIGADO, Abba, por termos tantas coisas bonitas para agradecer.
E já agora…


           " Juntos somos um grupo, e somos Filhos de Deus! "

 

 



publicado por Ricardo Lima às 20:33 | link do post | comentar

Sábado, 02.04.11

Na nossa vida surgiu um conceito novo, algo mais à frente, pois só assim vale a pena! É a lógica do "Querer Querer!" e é fantástico como esta repetição ganha tanto sentido dentro de algo tão básico... Querer fazer algo pode parecer simples ou complicado, mas alcançar isso depende da forma a como nos dispomos, e daí parte a lógica do 1º "querer", onde implica dizermos a nós mesmos que é isso que temos de levar para a frente. Podemos pegar em algo e decidir que queremos fazer isso, mas querer não basta, é preciso queremos mesmo alcançar isso no nosso interior, e' preciso mais um "querer" nesta frase, para que tenha a força necessária para ir para a frente, e' preciso "querer querer" para darmos o salto =)



publicado por Ricardo Lima às 19:12 | link do post | comentar | ver comentários (1)

Sábado, 19.02.11



publicado por Ricardo Lima às 17:10 | link do post | comentar

Abba, como é bom estar aqui e poder dar-te graças por este grupo, por esta comunidade, por esta verdadeira família que tenho vindo a descobrir. Quando era mais pequeno atiravam-me sem saber para onde, e ia descobrindo coisas fantásticas sobre ti, mas agora olho à volta e já sou eu que dou os meus passos, que faço as minhas descobertas, que procuro os meus desafios e acima de tudo ajudo a descobrir! Como te dou graças Abba por esta família que me ensinou que não é assim tão difícil encontrar-te no dia-a-dia! Às vezes estás à distância de uma pequena oração, ou num sorriso amigo, ou até mesmo escondido ali do outro lado da janela pronto para me surpreender. Como é bom viver neste jeito de descoberta e conseguir dar valor aos pequenos pormenores que colocas na minha vida. Agora os desafios vão sendo cada vez maiores e em vez de te virar costas não consigo parar de te agradecer, porque assim a vida tem outro sabor, porque assim a vida até tem uma nova cor! E um grande obrigado Abba, por esta VIDA com letras grandes que me deste a oportunidade de experimentar e da qual já faz parte de mim e de quem eu sou. Um grande obrigado Abba, por moldares ao teu jeito aqueles que se deixam moldar e pelos segredos que nos contas ao ouvido e nós vamos logo espalhar como crianças pequenas. Obrigado Abba por não parares de mexer com as nossas vidas!



publicado por Ricardo Lima às 17:08 | link do post | comentar

Quinta-feira, 23.12.10

 

 

 



publicado por Ricardo Lima às 22:44 | link do post | comentar | ver comentários (11)

Quarta-feira, 22.12.10



publicado por Ricardo Lima às 00:45 | link do post | comentar | ver comentários (3)

Quarta-feira, 15.12.10

 

 

 



publicado por Ricardo Lima às 14:23 | link do post | comentar | ver comentários (2)

Domingo, 16.05.10

 

 

Pai, só tu sabes a alegria com que nós vivemos este momento, a forma como o saboreamos, a forma como nos alegra ter agarrado este desafio! Este ano perguntamos a nós próprios se íamos de viagem? E primeiro tivemos que descobrir o que precisávamos para viajar…

Pegamos na mala e fizemos um plano, não fossemos deixar alguma coisa esquecida ou apressar os momentos sem os conseguirmos saborear…

Logo a seguir, mostramos a nós próprios que estávamos disponíveis para este desafio, fosse ele fácil ou complicado, tínhamos a certeza que contigo iríamos ser capazes…

Seguimos na aventura desta viagem e tivemos de parar, tínhamos de ficar atentos, atentos para não perder nenhum pormenor  Teu, queríamos aproveitar ao máximo as pequenas surpresas que nos deixas, sendo num sorriso, num gesto, numa palavra amiga ou mesmo num estranho...

Não podemos esquecer que existem sempre dificuldades pelo caminho, dificuldades essas que só conseguimos vencer com garra, e que melhor exemplo de garra poderíamos pensar nós que Jesus, o nosso irmão mais velho?! Foi sem dúvida uma inspiração ao longo do nosso ano! Da nossa vida! Da nossa caminhada!

Mas tudo isto não seria possível sem uma coisa que une todas as anteriores, não seria possível sem uma grande rede chamada confiança! É confiando em ti e em nós próprios que conseguimos ir mais longe, que não nos prendemos nos medos vencendo assim os desafios da nossa vida!

E graças a tudo isto Pai, estamos hoje aqui em grupo a festejar, mas a festejar algo especial, não festejamos uma meta que finalmente alcançamos. Porque não importa chegar ao fim e abrir o tesouro! Importa é olhar e ver o nosso percurso e as nossas marcas! Festejamos hoje as etapas que fomos percorrendo e o sabor único que nos trouxe e continuará a trazer nesta caminhada e cada momento em que estivermos nela será especial, porque será vivida ao jeito do Amor como tu nos ensinaste!

 



publicado por Ricardo Lima às 12:45 | link do post | comentar

Sexta-feira, 30.04.10

puff.. que oração.. que suspiro de alegria por tanto sentimento misturado!

ainda bem q saí do meu conforto e fui procurar as minhas raízes...

e acima de tudo, conhecer as da minha comunidade!



publicado por Ricardo Lima às 23:42 | link do post | comentar

Domingo, 24.01.10

Bom Deus, quero agradecer-te pelo sabor especial que dás à minha vida! Em vez de condimentos e temperos, enches-me de amizades, Amor e desafios. Contigo não existe "quanto baste", quero sempre mais e mais, quero saborear cada detalhe que colocares na minha vida, quero continuar a arrepiar-me quando me surpreendes, quero sem dúvida tentar ser rosto do teu Amor.

Que saudades que tinha de ver o Mundo com os Óculos da Fé. Devem-me ter caído e eu sem dar por ela... Mas agora não os volto a tirar, nem para dormir, nem que me obriguem!



publicado por Ricardo Lima às 15:55 | link do post | comentar

Sábado, 09.01.10

 

 

  • Ser um seguidor de Deus e por espalhar a palavra.
  • Ser suficientemente louco para gasta-la por Amor.
  • Ser como seiva que nos alimenta e nos dá força.
  • Ser gasta ao jeito de vida de Jesus de Nazaré!
  • Estar presente em toda a minha caminhada!
  • Ser mediador e palavra de Jesus para nós!
  • Ser um jeito da radicalidade de Jesus!
  • Nos lembrar que por Ele, vale a pena!
  • Ser um sorriso colorido de Amor!
  • Ser paixão saudável e alegre!
  • Ser um anúncio vivo do Amor.
  • Nos desafiar a sermos mais.
  • Ser sorriso e sabedoria.
  • Ser fonte de Amor e luz.
  • Ser pastor e servo.
  • Ser mediação.


publicado por Ricardo Lima às 00:43 | link do post | comentar

Quinta-feira, 30.07.09



publicado por Ricardo Lima às 16:26 | link do post | comentar

Sábado, 27.06.09

Olá a todos, o nosso Grita Bem Alto está com um ar mais de Verão, mas não é por estarmos de férias que os "posts" dos catequistas vão deixar de aparecer!

Deixo aqui uma Acção de Graças que encontrei hoje nas arrumações, espero que gostem desta partilha, penso que é do ano em que celebrei a 1a Comunhão com o meu grupo =)

 

 

Acção de Graças:

Bom Pai, hoje em especial quero dar-te graças pelo dom da Vida.

Quero agradecer-te pelos desafios que me propões, onde sem reparar sou obrigado a superar-me a mim mesmo. E me fazes seguir em frente, cheio de energia para um novo desafio.

Quero agradecer-te também pelos erros que cometi, não por os ter cometido mas por ter aprendido muito com eles.

Quero agradecer-te por me teres ensinado a saborear, conseguindo assim ver no meu dia-a-dia toda a beleza da tua criação nos pequenos pormenores.

Quero agradecer-te pelas pessoas que foste pondo na minha vida, pessoas que me fazem crescer mesmo sem lhes pedir nada, pessoas tão especiais que só a sua presença é suficiente para me fazer sorrir,

Um muito obrigado Bom Pai e nunca pares de me surpreender!

 

Ricardo Lima @ 2007



publicado por Ricardo Lima às 20:55 | link do post | comentar | ver comentários (4)

Domingo, 21.06.09

 

aqui fica, para recordar =)

 



publicado por Ricardo Lima às 13:42 | link do post | comentar | ver comentários (3)

mais sobre mim
Contacta-nos!
Centro.Catequese.Sto.Afonso@Gmail.com
Também podes encontrar-nos aqui:

Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

Hoje, começa uma nova era

Ser próximo é fazer-se pr...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Natal - Dia 26

Advento - Dia 25

Advento - Dia 24

links
arquivos

Junho 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

tags

1.º volume (2014/15)

2.º volume (2014/15)

3.º volume (2014/15)

acção de graças

aniversários

boas notícias da semana

catequeses conjuntas

celebrar aqui... ao entardecer

com afonso

desenhos - geral

férias

festas

festival jota

newsletter

profissão de fé

quaresma 2014 - caminhada de oração

retiro

semanário do 1.º volume (2013/2014)

união

via lucis

via lucis 2013

via sacra 2011

via sacra 2012

via sacra 2013

todas as tags

Nº de visitas:
Website counter
subscrever feeds