Domingo, 02.11.14

Nas últimas semanas, o 3º volume tem vindo a descobrir a magia desta Festa.

No dia 12 de Outubro, tiveram uma visita especial, a Andreia, que nos relatou o seu momento com os meninos que querem viver ao jeito de Jesus.

Então, iniciado este caminho de descoberta, vai chegando a altura de irmos descobrindo a Festa Eucaristia como uma Festa constituída por momentos importantes. E, nos dias 19 e 26 de Outubro, foi sobre isso que o 3º volume esteve a refletir.

Afinal, nesta Festa em que estamos todos numa Comum União, o quê que nos liga verdadeiramente? Os meninos do 3º Volume dão-nos logo a resposta – O AMOR – JESUS!

Descobrimos que, logo no início da Eucaristia, é tempo de dizer “Olá!” – Olá a Jesus, o motivo da nossa Festa, e Olá à Comunidade que não nos deixa festejar sozinhos este Amor… ou melhor, se o fizéssemos sozinhos deixaríamos de Festejar, porque ninguém consegue festejar nada sozinho!

Descobrimos que o Sinal dos Amigos de Jesus é como uma “marca”, uma “pinta” que cada um de nós tem por partilharmos este Amor. É por sermos Amigos de Jesus que queremos Festejar a sua Vida e é por isso que o fazemos, tal como Ele fez, em Comunidade, porque só em Família é que as Festas são ricas.

Descobrimos, também, o verdadeiro significado de perdão – não é só a simples pergunta de “Desculpas-me?”, mas sim um atitude para com quem agimos de forma menos correta. É preciso esforçarmo-nos para fazermos o bem, não voltarmos a fazer o mesmo erro. Para podermos ser perdoados, temos de agir como verdadeiros amigos – afinal, somos ou não Amigos de Jesus? Claro que sim, e ser Amigo de Jesus é ser Amor para com os outros. Como é bom para nós termos a certeza de que Jesus nos perdoa sempre. Bom Amigo este que está sempre de braços abertos para nos acolher!

Descobrimos as Leituras, na Eucaristia. Descobrimos em especial a Boa Notícia – a história de Jesus que nos faz ter a certeza que o Amor só faz sentido quando o vemos praticado, em ações. O Amor não é, tal como muitos dizem, algo invisível – não! Pelo contrário, é algo que se vê, sente-se! O Amor é o mais visível das relações com os nossos irmãos! Descobrimos, também, que o Padre nos ajuda a compreender as histórias mais complicadas… Às vezes são difíceis de perceber… Compreendemos o Amor da Boa Notícia para depois o pormos em prática. Numa Festa, todos “põem as mãos na massa”!

Relembramos a Oração dos Fiéis como um momento em que, falando com Jesus, lhe pedimos ajuda! Pedimos-lhe pelas nossas famílias, pela Igreja, pelos chefes do mundo… Pedimos-lhe para termos corações abertos para o Amor a que Ele nos propõem.

Descobrimos o Ofertório como um “presente” a Jesus… um presente que, sendo para Jesus, só ganha sentido se for útil para quem mais precisa. Na Festa do Acolhimento da próxima semana, vamos todos perceber isto bem claramente.

Como o ano passado descobrimos o Pai Nosso, este ano, reforçamos a ideia de que esta oração é um elo de ligação para todos os que festejam a Eucaristia. Oramos de mãos dadas, como verdadeira família que somos! Não faz sentido “orar uma oração de Amor” se não o fizermos com Amor!

Descobrimos que da União do Pai Nosso partimos para o Abraço da Paz – se festejamos em Comum União, não o podemos fazer de costas voltadas para os irmãos! É na Paz e no Amor que temos e demonstramos aos outros que nos preparamos para o Compromisso do Projeto de Jesus!

Estamos Unidos, em Paz e alinhados no mesmo Amor… E agora? Agora é o momento de dizermos SIM ao Projeto de Jesus – pela Comunhão, ao recebermos Jesus no nosso coração, queremos que o Amor nos Invada e nos Transforme. Queremos fazer parte desta partilha do Pão… Queremos ser Amor para com os outros… Queremos ser Jesus nos dias de hoje e na vida das pessoas que conhecemos!

Com todas estas descobertas, não poderíamos ser enviados a nada mais do que ao Amor. Somos enviados a anunciar este Amor e este Projeto a toda a gente. Quem mais precisa não ficará de parte… Somos todos Um, numa Comum União onde só assim se pode Festejar: Alegremente! Com um sorriso no Rosto!

Hoje, dia 2 de Novembro, as Famílias dos meninos do 1º Volume foram convidadas para uma catequese dada pelo 3º Volume, onde eles foram falando sobre tudo isto que têm vindo a descobrir!

 



publicado por Rui Cunha às 21:30 | link do post | comentar

Segunda-feira, 26.11.12

Olá, Comunidade!

 

No domingo da semana passada, nós, 1º Volume, descobrimos este cantinho onde a Comunidade, da qual fazemos agora parte, usa para falar do nosso Pai. E se a Comunidade faz Partilha,nós também queremos contribuir para que este blog fique cada vez mais doce.

 

Queríamos, então, agradecer diversas coisas, mas uma em especial:

 

Agradecemos-Te, Papá, por esta comunidade nos ter acolhido de forma tão especial na Festa do Acolhimento. Foi, e é, muito importante para nós saber que temos tanta gente a nosso lado para nos dar a mão, quando dela necessitarmos.

 

Muito bom foi, também, ver esta Festa que construíram para nós, porque cada membro tinha na sua cabeça o 1º Volume quando a prepararam.

 

Sabem que mais? Nós adorámos e queremos dizer-vos que esta Festa não nos sairá da memória.

 

Cada um de nós quis também agradecer em particular:

 

- Obrigado por esta Comunidade tão gira me ter acolhido juntamente com os meus colegas. (Catarina)

 

- Obrigado por os meus amigos e por os meus catequistas me terem recebido de braços abertos. (Eduardo)

 

- Obrigado por ter uma Família tão boa como a minha. (Filipa)

 

- Obrigado por esta Comunidade me reconhecer como seu novo membro. (Maria Teresa)

 

 

- Obrigado, Jesus, por encontrar vários irmãos na minha vida, com quem posso confiar e chamar quando preciso deles. (Ricardo)

 

- Agradeço-Te, porque através da Festa do Acolhimento pude conhecer melhor esta Comunidade. (Rita)

 

 

- Obrigado por esta Comunidade me ter presentiado com um novo sítio onde posso aprender coisas novas sobre Jesus. (Rui Miguel)


 

- Obrigado, Jesus, por me teres dado a oportunidade de aprender coisas novas todos os dias. (Vítor)


E para aqueles que já estão esquecidos ou não marcaram presença na nossa Festa, aqui está um pedacinho daquilo que foi o nosso grande Acolhimento:

 

Oração dos Fiéis

 

1. Bom Pai, queremos pedir-Te que nos abras o coração ao acolhimento destes meninos na nossa Comunidade, para que se sintam bem-vindos e queridos por nós.

Ouve-nos Pai.

 

2. Bom Pai, queremos pedir-Te que Te faças sempre presente no coração dos pais e familiares destes meninos, dando-lhes a sabedoria e carinho do Teu amor paternal.

Ouve-nos Pai.

 

3. Bom Pai, queremos pedir-Te que continues a espevitar os catequistas, o Rui e o Pedro, a serem testemunho vivo e fiel do Teu Amor perante estes meninos.

Ouve-nos Pai.

 

4. Bom Pai, queremos pedir-Te que faças da nossa Igreja uma Igreja capaz de acolher e tocar verdadeiramente o coração de todos aqueles que estejam a começar a conhecer-Te.

Ouve-nos Pai.

 

5. Bom Pai, queremos pedir-Te ainda que nos moldes à imagem destes meninos, cujo coração se encontra disponível para se deixar maravilhar ainda pela Tua magia, pronto a confiar em Ti cegamente.

Ouve-nos Pai.

 

Símbolos do Ofertório:


Almofada (6º Volume): Oferecemos-Te esta almofada como símbolo do conforto acolhedor do colo de Deus Pai.

 

Teia da Amizade (3º Volume): Bom Deus, hoje Te oferecemos esta teia da Amizade, onde incluimos todos os grupos, e em especial, este primeiro volume que hoje acolhemos de forma mais carinhosa.

 

Camisola (4º Volume): Hoje queremos oferecer-Te esta camisola, que queremos vestir juntamente com cada um destes meninos. Queremos que se sintam acolhidos na Amizade, na União e principalmente no Amor de um Deus que se faz presente nas coisas mais simples.

 

Pão e Vinho (5º e 8º Volume):  Jesus, hoje trazemos ao teu altar o pão e vinho... sementes transformadas em pão, pelo trabalho e engenho do homem; pão que mata a fome e dá força para a vida... para nós simbolo do Teu Corpo do qual fazemos parte e hoje se vê reforçado com estes novos membros!  E uvas transformadas em vinho, pela dedicação e carinho do homem; vinho que aquece e anima os encontros... para nós símbolo do Teu Sangue que é como quem diz, símbolo do espírito santo que Te corre nas veias e nos torna família.

 

Ação de Graças


Hoje queremos agradecer-Te por termos começado a caminhar com os meninos do 1º volume.

 

Obrigado por todas estas pessoas que, hoje, se disponibilizaram para os acolher.

 

 Jesus, obrigado porque sem termos sido acolhidos não saberíamos como acolher estes nossos amigos.

 

 Obrigado por nos mostrares que o teu abraço é tão bom que temos que o partilhar com os outros.

 

1º Volume




publicado por Rui Cunha às 22:42 | link do post | comentar | ver comentários (1)

mais sobre mim
Contacta-nos!
Centro.Catequese.Sto.Afonso@Gmail.com
Também podes encontrar-nos aqui:

Junho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30


posts recentes

Hoje, começa uma nova era

Ser próximo é fazer-se pr...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Caminhada de Natal - Dia ...

Natal - Dia 26

Advento - Dia 25

Advento - Dia 24

links
arquivos

Junho 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

tags

1.º volume (2014/15)

2.º volume (2014/15)

3.º volume (2014/15)

acção de graças

aniversários

boas notícias da semana

catequeses conjuntas

celebrar aqui... ao entardecer

com afonso

desenhos - geral

férias

festas

festival jota

newsletter

profissão de fé

quaresma 2014 - caminhada de oração

retiro

semanário do 1.º volume (2013/2014)

união

via lucis

via lucis 2013

via sacra 2011

via sacra 2012

via sacra 2013

todas as tags

subscrever feeds